sábado, 9 de abril de 2011

Autoridade da mulher na Igreja


Textos polêmicos sobre o ministério da mulher

A igreja de Corinto – Era uma das maiores igrejas fundadas pelo apóstolo Paulo. Paulo escreve sua primeira carta principalmente para corrigir alguns problemas enfrentados: facções, imoralidade, demandas judiciais, alimentos oferecidos aos ídolos, abusos na ceia do Senhor, falsos profetas, problemas de casamento, falta de ordem nas reuniões, participação com abusos por parte das mulheres no culto, heresias acerca da ressurreição, etc.

Questão 1: O uso do véu – As mulheres podiam orar e profetizar desde que debaixo da autoridade do marido evidenciada pelo uso do véu. Paulo não proíbe as mulheres de exercerem dons espirituais no culto, mas deixa claro que tudo deveria ser feito com a autorização do marido que é a primeira autoridade sobre a mulher. I Co 11:3, 5,7,9-12. A hierarquia de Deus é reforçada. O dom de profecia era trazer uma mensagem da parte de Deus que trouxesse edificação, exortação e consolo. As mulheres exerciam também este ministério.

Questão 2: Em I Co14:33-35 Paulo orienta a respeito da conduta das mulheres no culto. Estas instruções foram dadas a todas as Igrejas. A orientação de Paulo é que as mulheres não falassem, permanecessem caladas e estivessem submissas como ordena a lei. Sabemos que esta lei era o costume vigente pois na lei de Moisés não havia alusão a isto. A orientação era para que a mulher buscasse interrogar, tecer comentários, discutir as questões em casa com a sua cobertura imediata que era o marido. A palavra “falar” é diferente de profetizar. A mulher ficar fazendo comentários em público envergonhava o marido.

Estar calada ou em silêncio era um sinal de: Bom senso – Pv 11;12 , de estar em uma posição de receber, aprender, Ec 9:17, de honrar a autoridade do marido, de respeito, reverência, sinal de ordem e de paz.

Questão 3: Em I Tm 2:9-15 as mulheres são orientadas a evitar todo tipo de extravagância, de excessos nos trajes e nos adornos. A marca que evidencia uma mulher de Deus são suas boas obras. Outras muitas qualidades são descritas em Tt 2:3-5 e I Pe 3:1-6. Mas voltando ao texto em I Tm2:9-15 vemos que Paulo é enfático na questão da mulher aprender em silêncio com toda a submissão e que ela não estivesse em uma posição de mestre do marido, pois quem ensina assume autoridade sobre o que é ensinado. A questão aqui não é que marido não aprende com sua esposa, mas é questão de honra a mulher não ficar “dando sermão” no marido. Falar demais transtorna relacionamentos e o silêncio com entendimento resolve muitas questões.

Agora, por que estas orientações aparentemente são tão duras?

1.Para a proteção da mulher, que é mais susceptível ao engano-v.14
2.Para que a ordem hierárquica da criação seja preservada.
3.Para que a mulher não perdesse o foco da família, gerando vidas para Deus e para que a mulher fosse adoradora, íntima do Pai, para com Ele continuar a gerar os propósitos de Deus com amor, fé e santificação.
Conclusão
Quanta riqueza o ministério da mulher tem trazido à Igreja! Quantos aqui tem sido abençoados pelo ministério da mulher? O diabo sempre trabalhou para destruir a mulher e para reduzi-la a escravidão. Para isto ele tem tentado afastá-la de cobertura espiritual.O espírito de Jezabel propõe dar à mulher autoridade espiritual, poder de sedução, projeção e independência de qualquer liderança masculina.

Deus propõe à mulher de Deus pisar na cabeça da serpente junto com seu marido e com sua liderança espiritual, para esmagar estes espíritos de engano para sempre!!! A mulher sábia edifica a Igreja. O marido sábio honrará o ministério de sua esposa, pois juntos eles voltarão a ser uma equipe de conquistadores para o Senhor e estabelecerão o seu reino como no Éden.

Vivemos dias tremendos!! Ministérios com a visão de usar a mulher sábia crescerão tremendamente pois a Igreja do Senhor precisa não somente de pais espirituais mas de mães espirituais!!! Homens e mulheres, cada um na sua esfera de ação, mutuamente se santificam e se fortalecem. E juntos diremos, com os feixes em nossas mãos “Maranata! Vem Senhor Jesus!”.

Robin Scates Dias

Nenhum comentário: