A Arte da Guerra

Desafios diários 
A guerra nossa de cada dia...


 "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se 
chama  Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça."

Apocalipse 19.11


“Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia” Salmos 84.12


O nível de tentação que o diabo investe em você, denuncia
o tipo de impressão que você anda gerando no inferno!!!




Série: Cartas das Profundezas


Carta das Profundezas – parte I





Aprendiz Uxe,
Veio ao meu conhecimento que você quase perdeu uma alma para Ele. Temendo o que possa acontecer em seguida, eu, como seu chefe, devo cuidar imediatamente desse seu erro para não permitir que isso aconteça outra vez.
Após tentar entender o que aconteceu, cheguei à conclusão de que você ignorou algo importantíssimo que lhe ensinei logo no início de seu aprendizado: o uso da emoção e do tempo. Ele levou a sua vitima a pensar nas Promessas dEle. A vitima quase se converteu. Se não fosse a intervenção de Uxecave, ela teria tomado uma decisão que prejudicaria todo o seu trabalho.
Houve uma ocasião em que eu também passei por uma situação semelhante com uma das minhas vítimas mais fiéis, que, aliás, era ateu. Eu nunca pensei que poderia chegar tão perto de perdê-lo para Ele. Tudo aconteceu num dia como outro qualquer, enquanto ele lia um livro que encontrou por acaso na biblioteca de sua cidade. De alguma forma, aquele livro foi usado pelo Espírito dEle para fazê-lo pensar, e, por alguns intantes, vi minha vítima considerando o que havia lido e, aos poucos, se afastando de sua crença ateística que tanto prezo. Quase pude ver os meus vinte anos de intenso trabalho se esvanecerem como fumaça.
Eu sabia que não havia muito o que fazer naquele momento, afinal de contas, são nessas horas que nós, demônios, sempre perdemos. Como você já sabe, o argumento dEle é sempre muito convincente. Então, imediatamente, resolvi atacá-lo numa área do ser humano que domino bem: lhe sugeri que era o momento ideal para almoçar. Observe que eu ataquei imediatamente. Nós nunca podemos esperar ou deixar que o tempo passe antes que façamos uma nova tentativa. Temos que tirar excelente proveito do nosso tempo.
Tenho certeza de que o Inimigo contra-atacou com sugestões de que aquilo que ele estava lendo era mais importante do que a sua refeição (como você sabe, nós nunca conseguimos ouvir o que Ele fala com as pessoas, não é mesmo?). Pensando ter sido esse o Seu argumento, fiz surgir a idéia de que, ‘de fato, aquela leitura era mais importante do que a refeição, e por isso deveria ser feita num momento mais apropriado, e não num finalzinho de manhã’. Meu paciente despertou consideravelmente; tanto que, mal eu havia sugerido que ‘seria melhor recomeçar a leitura após o almoço, quando sua mente estivesse mais fresca’, e ele já estava metade do caminho em direção à porta de saída.
Uma vez que ele chegou à rua, a batalha foi ganha. Mostrei-lhe muitas coisas que estavam acontecendo ao mesmo tempo: os trágicos eventos mundiais nas manchetes dos jornais, um idoso bêbado olhando para ele sem motivo algum, uma adolescente vestida com uma roupa muito sensual, sentada ao seu lado no ônibus, e tantas outras coisas que o distraíram e o fizeram esquecer as coisas escritas naquele livro. Quando finalmente chegou à casa para almoçar, as suas velhas e brilhantes concepções acerca do Inimigo e da vida eterna já haviam retornado ao seu lugar.
É por isso que devemos agir imediatamente quando o perigo se aproxima. Se eu tivesse esperado um pouquinho mais, provavelmente o teria perdido. É extremamente importante que você aprenda esta lição. Todas as vezes que você perceber uma situação de risco da parte do Inimigo, rapidamente traga à baila fatos do dia a dia para que as Palavras e os Argumentos do Inimigo sejam esquecidos ou deixados de lado.
Considere a principal ferramenta do Inimigo: a Sua Palavra. Se você conseguir que o seu paciente se esqueça dEla ou que não gaste tempo meditando nEla para benefício próprio, você já estará um passo à frente dEle.
Atenciosamente,

Apolion
Chefe de Legião

Carta das Profundezas – parte II




Caro Aprendiz Uxe,
Recebi sua carta, e é com grande tristeza que lhe escrevo à respeito deste terrível fato que acabou de lhe acontecer: seu paciente se tornou um cristão. Certamente, você terá que pagar o preço, como é de costume, afinal de contas você decepcionou o nosso Pai nas Profundezas; contudo, devo informá-lo que isto talvez não signifique ainda o fim de sua carreira.
Cristãos recém-convertidos têm algo em comum que pode ser facilmente manipulado e usado em nosso favor. Eles são ingênuos e por isso esperam que aqueles que freqüentam a igreja tenham determinadas atitudes, tais como santidade e perfeição – coisas que, como você e eu sabemos, não se encontram em nenhum outro lugar, senão na fortaleza do nosso Inimigo.
No momento, um dos nossos maiores aliados é a própria igreja. Não me entenda mal. Não me refiro à Igreja como a vemos através dos séculos, estabelecida pela eternidade, temível como um exército com bandeiras. Isto, devo confessar, é um espetáculo que incomoda o nosso mais vil tentador. Mas, felizmente, ela é quase invisível para estes humanos. Tudo o que o seu paciente consegue ver é o prédio da igreja, cuja construção está inacabada, e o povo que a freqüenta.
Quando ele chega à igreja, vê aquele motorista de ônibus cujo olhar lhe parece um tanto malicioso; vê aquela senhora que mora ao lado, conhecida por sua fama de fofoqueira… e muitas outras pessoas que ele preferiria evitar definitivamente. E é exatamente nisto em que você deve se concentrar neste momento: deve fazê-lo olhar à sua volta, ver os erros das pessoas, e finalmente reconhecer que ele é bom demais para se misturar com elas.
É interessante notar que muitos desses ‘novos convertidos’ esquecem seus erros do passado e, de alguma, forma começam a se considerar muito bons e, por que não dizer, melhores que a maioria das pessoas à sua volta. Isto é uma brecha por onde podemos entrar e lhes mostrar cada vez mais erros e fraquezas dos outros. O seu paciente, graças ao nosso Pai nas Profundezas, é um tolo. Após observar mais cuidadosamente as pessoas à sua volta na igreja, ele chegará à conclusão de que a situação em que se encontra é ridícula.
Trabalhe intensamente na sensação de desapontamento que certamente ele terá logo nas primeiras semamas como membro da igreja. O Inimigo permite que os desapontamentos aconteçam para que o nosso paciente use a sua fé e vença os seus primeiros obstáculos sozinho; desta forma, ele ganhará mais força para vencer as perseguições que certamente terá que passar. 
E mais, tire proveito da situação agora que o Inimigo está deixando o seu paciente lutar por conta própria. Ele corre todo este risco porque tem um estranho sonho de fazer com que todos estes pequenos vermes humanos se transformem naquilo que Ele chama de servos ‘livres’ e filhos. Quando estes manifestam o desejo de liberdade, Ele se recusa a carregá-los e, por isso, os deixa conquistá-la por si mesmos – e é aí que está a nossa oportunidade!
Lembre-se, no entanto, que e é aí que corremos maior perigo também. Se o paciente conseguir superar essa fase e assim guardar a fé no Inimigo, a sua força será maior – o que torna mais difícil o nosso trabalho de reconquista.
Atenciosamente,

Apolion
Chefe de Legiao


Carta das Profundezas – parte III






Caro Aprendiz Uxe,
Fiquei muito contente quando você me contou a respeito do relacionamento entre o seu paciente e sua esposa. É momento de se tirar proveito desta situação! Observe que o Inimigo estará trabalhando no coração dele, fazendo com que o seu comportamento esteja cada vez mais de acordo com os padrões da fé cristã – o que acabará sendo percebido por sua esposa a qualquer momento. Você deve ser mais rápido. Entre em contato com Girapomba, responsável pela esposa dele, e faça existir entre o casal constantes aborrecimentos, diariamente. Esses dois métodos a seguir são muito úteis:
1. Mantenha-o preocupado com si mesmo. Ele pensa que conversão é algo que se deve guardar para si; por isso, ele tem se preocupado mais em obter informações do que propriamente mudança de atitudes. Estimule-o a dar mais atenção àquelas responsabilidades espirituais mais avançadas do que às lições básicas a serem praticadas no dia-a-dia. Intensifique cada vez mais uma das mais úteis características do ser humano: a mania de ignorar e repudiar o óbvio. Você deve fazê-lo chegar a um ponto em que ele examinará a si mesmo e não conseguirá ver o que todos à sua volta (em casa e no trabalho) vêem. Desta forma, ele não mudará, e, conseqüentemente, não chamará a atenção de ninguém para a sua nova fé. 
2. É impossível impedí-lo de orar por sua esposa, mas podemos fazer com que suas orações percam o valor. Certifique-se de que elas sejam sempre muito ‘espirituais’ e que ele esteja sempre preocupado com o estado da alma e nunca com a depressão de sua esposa. Agindo assim, você terá duas vantagens: Em primeiro lugar, a atenção dele estará voltada para os pecados dela – o que o deixará profundamente frustrado. Em segundo lugar, uma vez que a concepção dele a respeito da alma ainda é muito imatura e quase sempre errada, ele acabará orando por uma pessoa que ele idealizou na sua mente. A sua tarefa é fazer com que essa pessoa que ele idealizou pareça cada vez menos com a sua verdadeira esposa – aquela cuja língua é ferina logo no café da manhã. Eu mesmo já tive pacientes tão bem manipulados que, em questão de segundos, poderiam ir de uma oração fervorosa pela alma da pessoa amada a espancamentos e insultos – isso é muito gratificante… 
Uma das melhores maneiras de perseguir uma pessoa é usar aqueles que ela ama. É isso que você deve fazer daqui para frente. A esposa deve sentir ciúmes dele devido às suas contantes idas à igreja; ela deve se sentir insegura por ele querer fazer parte de um grupo na igreja; e, extremamente aborrecida no momento em que descobrir que ele aprendeu a dar ofertas e apresentar os seus dízimos. Trabalhe em conjunto com Girapomba para que a casa deles se torne um pedacinho de nossa casa aqui nas profundezas, e muito em breve o seu paciente desistirá de sua fé e voltará a lhe pertencer.
Atenciosamente,

Apolion
Chefe de Legião



Carta das Profundezas – parte IX






Caro Aprendiz Uxe,
Fiquei muito feliz em saber que seu paciente fez novos amigos no escritório. Eles podem lhe ajudar muito, especialmente se você trabalhar em parceria com Pere. Eu ouvi dizer que ele tem se divertido bastante com as conversas desses novos amigos. 
As amizades têm o poder de mudar as pessoas em vários aspectos. Elas podem levar as pessoas a fazer coisas boas e também ruins. Por exemplo, observe como o seu paciente muda de comportamento quando está com os amigos. No momento em que eles contam uma piada de mau gosto ou fazem um comentário maldoso, ele não pensa duas vezes antes de agir de maneira cordata e simpática. Eu tenho que lhe parabenizar por isso, pois você trabalhou na mente dele de tal forma que, agora, ele pensa que precisa ser como eles para que então eles desejem ter a mesma fé que ele tem no Inimigo. Boa jogada!
Dentre todos os amigos dele, a mulher é a que eu mais admiro. Ela é apaixonada por ele, mas mantém-se discreta. Obviamente, sei de todos esses detalhes porque Pere sempre me informa sobre tudo o que se passa entre eles. Ele conseguiu, com grande sucesso, fazer com que ela o cobiçasse e agora é só você e Pere trabalharem juntos para que ela finalmente tenha o que deseja e, desta forma, destruírem o casamento e neutralizarem a fé dele.
Você pode fazer isso enquanto se utiliza da mesma tática pela qual lhe parabenizei anteriormente. A esposa de seu paciente tem feito Correntes de Oração e por isso não podemos usá-la, mas isso não nos impede de trabalhar nele, uma vez que ele não tem ido à igreja com tanta freqüência devido a tanto trabalho e aos amigos que tem feito ultimamente, além do mais, ele ainda está freqüentando aquela igreja que, como todos nós sabemos, não nos incomoda muito. O nosso problema é a esposa dele – as orações dela certamente serão respondidas, por isso precisamos retardá-las o máximo que pudermos para que ela desista no meio do caminho e nunca receba a resposta.
Voltando à tática, você pode começar a chamar a atenção dele para aquela mulher, fazendo-o notar a sua depressão constante e os problemas que tem enfrentado na sua vida sentimental. Ele vai sentir pena dela e vai querer ajudá-la. É exatamente em momentos como esse que uma faísca pode causar um incêndio! Ela está carente, enquanto ele se mantém solidário – ambos a um passo de caírem em pecado. Ela, na verdade, quer o pecado, enquanto ele… bem, ele não quer ainda; contudo, ele é homem, e quando a tentação for forte demais, ele não resistirá.
Se você conseguir fazê-lo cometer adultério, então poderá dizer que já conquistou setenta por cento do seu objetivo! O ser humano pensa que precisa ser perfeito para ter fé no Inimigo, e quando alguma coisa terrível acontece com a finalidade de sujar a sua consciência, já é motivo suficiente para que ele pendure as chuteiras e abandone o Inimigo. Os humanos não conseguem entender que tudo o que Ele quer deles é que se arrependam – o que é excelente para nós, pois tudo o que precisamos fazer é lembrá-los de como devem estar longe do Inimigo e de nunca serão perdoados e aceitos novamente por Ele.

Atenciosamente,
Apolion
Chefe de Legião


Carta das Profundezas – parte X




Caro Aprendiz Uxe,
Devo admitir que não estou muito surpreso com o que os meus colegas me contaram a respeito do súbito interesse de seu paciente pela igreja que a esposa frequenta. Eu não lhe disse para mantê-lo ocupado a todo instante? E quanto àquela colega de trabalho? Por que foi que tudo o que vínhamos planejando deu errado de repente? Você tem feito como eu lhe ensinei? Se você disser que sim, você é um mentiroso! (Como já era de se esperar!)
Você acha que ainda tem tempo, não é? Pois eu digo que agora é hora de causar mudanças drásticas na vida dele. Ele começou a frequentar a igreja e agora está todo excitado com o que tem aprendido por lá – como se nos importássemos com isso! De qualquer forma, você tem que dar a ele uma promoção no trabalho e fazer com isso pareça uma “bênção”; ele vai até querer dar testemunho. Mal sabe ele que esta promoção vai, na verdade, afastá-lo da igreja. Certifique-se de que a demanda seja grande em sua nova posição – por exemplo, que tenha que trabalhar por longas horas, tenha que fazer hora extra, e assim por diante. O segredo é mantê-lo no trabalho e ocupado, pois assim ele vai pensar que ainda pode cuidar da sua fé quando chegar em casa.
Tudo isso é culpa da esposa dele e eu espero que você tenha consciência disso! Ela tem orado por ele todo esse tempo. Como eu já havia dito a você em cartas anteriores, a resposta às orações dela viriam mais cedo ou mais tarde, mas nós ainda poderíamos trabalhar para atrasar a resposta. Eu acho que você não trabalhou como eu esperava. Eu já levei o seu caso ao conhecimento do nosso Pai nas Profundezas e se eu fosse você, eu ficaria com medo – muito medo!
De qualquer forma, nós sabemos que não podemos tocá-la. Tenho certeza de que você já deve ter tentado. Contudo, ainda podemos trabalhar à sua volta. Podemos, por exemplo, causar uma doença repentina na irmã dela ou fazer com ela suspeite que o marido tem um caso com a tal colega de trabalho. Você pode até fazer com que um dia ela lhes faça uma visita apenas para conversar. Desta maneira, causaremos problemas entre o “santo” casalzinho. Veja também o que você pode fazer com relação aos colegas de trabalho dele. Tenho certeza de que existem alguns deles que você pode usar para irritá-la. Há também a questão dos filhos. Você nunca me falou o porquê eles ainda não têm filhos. Certamente deve haver uma maneira de atuarmos nessa área também.
Uxe, agora você tem que jogar sujo. Caso contrário, você vai acabar perdendo o seu paciente. Sinto muito, mas o resultado do seu trabalho tem sido alvo de chacotas por aqui. Acho que vou até pedir ao chefe que me dê um outro aluno, pois não posso ter o meu nome associado a este fracasso – isso só destruiria a minha reputação como mentor.
Atenciosamente,
Apolion
Chefe de Legião
(Baseado no livro ‘Screwtape Letters’ por C.S. Lewis






Carta das Profundezas – parte XI






Caro Aprendiz Uxe,
Teve uma coisa que eu esqueci de lhe dizer na última carta que lhe escrevi – espero que não seja tarde demais para fazê-lo. Uma vez que os pacientes começam a usar a sua força interior (que eles chamam de ‘fé’), enganá-los torna-se uma tarefa cada vez mais difícil. Contudo, há certas coisas que podem nos garantir vantagem sobre eles; Como por exemplo, o pecado.
Estes pequenos vermes, embora cheios de falhas, detestam pecar. Você pode observar isso até mesmo naqueles que estão seguros em nossas mãos. Isto se deve à chamada ‘consciência’, a qual pode incomodá-los bastante se não estiver limpa. Como você já deve suspeitar, ela foi criada por Ele, o Inimigo, com a finalidade de ajudá-los a distinguir entre o que é bom e o que é ruim para eles.
Aparentemente, ela só nos deixa em desvantagem, mas eu já tive o prazer de usá-la em meus próprios pacientes muitas vezes e obtive excelentes resultados. Tenho orgulho em dizer que alguns deles estão queimando no inferno neste exato momento. Não se preocupe. Hoje você é um aprendiz, mas se fizer como eu estou lhe ensinando, um dia você vai poder se orgulhar dos seus feitos como eu.
O segredo se esconde exatamente num lugar do espírito humano chamado ‘consciência’. Se você conseguir convencer o seu paciente a fazer algo de que ele vai se arrepender pelo resto da vida, então a consciência dele irá trabalhar em seu favor. Veja que, embora o Inimigo tente incansavelmente salvar os seres humanos dos seus próprios pecados, dando-lhes a oportunidade de começar de novo, ainda assim eles continuam achando que isso é impossível. Este é o peso que a consciência deles carrega por nós.
O Inimigo tem feito tudo que Ele pode para dar a essas criaturas repugnantes para que elas venham ter um novo começo – e permita-me dizer, não sei o porquê de tanto zelo. Os seres humanos simplesmente não conseguem acreditar que o perdão pode apagar os seus erros do passado. É como se o passado estivesse sempre presente, pois eles se lembram dos seus erros todos os dias, a toda hora, a todo minuto – eles simplesmente não conseguem esquecer.
Em outras palavras, você pode facilmente levar o seu paciente a ter uma consciência impura e então bombardeá-lo com pensamentos maus, tais como: ‘você jamais será perdoado’, ‘você decepcionou o Inimigo, portanto você nunca mais será o mesmo’, ‘você não serve para ser cristão’, ‘você não merece a vida, muito menos a vida em abundância’, e ainda, ‘é melhor desistir de viver se você não consegue mais suportar’… ‘Acabe com a sua vida de uma vez por todas e esse sofrimento vai chegar ao fim’.
Devo dizer que essa tática não funciona logo nas primeiras tentativas. Você tem que continuar tentando, como uma mosca querendo pousar na orelha de um cão. Depois de algum tempo, o cão acaba aceitando. É exatamente assim que a tática funciona!

Atenciosamente,
Apolion
Chefe de Legião

Carta das Profundezas – parte XVI






Caro Aprendiz Uxe,
Dei boas gargalhadas quando ouvi seus comentários em nossa última conferência infernal de todos os anos. No início, não quis acreditar, mas depois percebi que você estava levando mesmo a sério a sua opinião acerca dos pontos fracos do ser humano. Você realmente acredita que a fraqueza do homem está no seu orgulho? Eu sei que, de fato, o orgulho leva ao fracasso, não me entenda mal – afinal de contas, nós demônios sabemos disso muito bem! Contudo, o orgulho é apenas uma conseqüência; não pode ser considerado como a fonte da fraqueza.
A fraqueza do ser humano sempre foi ele mesmo. Orgulho, lascívia, imoralidade e todas as demais coisas que nos fortalecem, são apenas conseqüência da incapacidade do homem de manter puro o seu interior. Não que ele tenha que ser perfeito, pois sabemos que isso não existe, mas o ser humano tem tudo para ser bem-sucedido e ser o que quiser, se tão somente entendesse qual é a sua fraqueza e trabalhasse para vencê-la.
Veja, meu caro amigo aprendiz, que você e eu temos visto homens cuja força tem nos vencido facilmente. E por quê? Porque esses homens reconheceram as suas fraquezas e passaram a depender d’Aquele que é Maior do que nós. Você sabe, o Inimigo. Uma vez que eles vivam segundo o que Ele diz, estamos perdidos! Não importa o quão fracos eles pareçam ou o quão pouco eles saibam, esses homens são imbatíveis, infelizmente.
O Inimigo lhes concede com uma força extraordinária, capaz de sobrepujar as suas fraquezas e fazê-los como verdadeiras tochas de fogo. Eu mesmo já vi e vivi essa amarga experiência, e posso afirmar: é difícil até mesmo respirar perto desses homens! Os seus olhos nos queimam num relance e qualquer coisa que falam, acontece. Uma vez, eu tive uma experiência horrível, que eu até preferia não comentar, mas para que você possa entender com mais clareza, vou lhe contar. Para você ter uma idéia, eu cheguei a ficar de joelhos, sendo queimado por uma multidão, só porque estava trabalhando na vida de uma de minhas pacientes – ela era minha, fazia a minha vontade e, por isso, eu tinha o direito de estar na vida dela! Mas não! Uma vez que eles decidiram que eu tinha que sair, eu fui arrancado da vida dela sem mais explicações. Eu me senti tão envergonhado que decidi até me esconder por uns dias. É obvio que todas as vezes que a minha paciente fazia a minha vontade eu retornava, levando comigo mais 7 colegas meus – como manda a regra, você sabe.
Uma vez que eles recebam a força do Inimigo dentro deles, não há nada que possamos fazer, a não ser esperar que eles decidam por si mesmos fazer aquilo que é errado – é aí então que recomeçamos o nosso trabalho. Mas isso não acontece com tanta freqüência, afinal, somente os tolos são capazes de trocar uma vida de sucesso por minutos de prazer!

Atenciosamente,
Apolion
Chefe de Legião

Carta das Profundezas



Caro Aprendiz Uxe,

Fiquei muito feliz em saber que a mãe de seu paciente foi hospitalizada no final da semana passada. Nós queremos que ele duvide totalmente da eficácia de suas orações por ela. Por isso, certifique-se de que Lumulo, seu parceiro, piore o estado de saúde dela para que a fé dele seja abalada.
Não há nada como o suspense e a ansiedade para atormentar a mente humana. Essa é a oportunidade que você esperava, então aproveite enquanto todas essas preocupações com o estado de saúde de sua mãe estão minando a fé de seu paciente. Contudo, é importante lembrar que, se ele resistir a essas dúvidas, você terá que encarar o fato de que as suas orações serão respondidas cedo ou tarde; e, se isso acontecer, a mãe dele também vai desejar ir na igreja e se converter.
O Inimigo quer que os seres humanos confiem nas atitudes que tomam e o nosso trabalho é exatamente o de desviar os seus pensamentos para as coisas que podem lhes acontecer no futuro. Uma vez que o seu paciente se concentre naquilo que poderá ou não acontecer com ele, com sua família e com sua mãe , a sua fé estará anulada. É engraçado como esses seres terrenos gostam de se intrometer em assuntos que estão fora de seu entendimento e alcance, tais como o futuro e o passado. Eles não compreendem que o passado já era, e que o futuro deles depende das ações que eles tomam no presente.
Alguns maridos cobiçam outras mulheres pensando apenas naquilo que um dia poderia acontecer entre eles. Não se dão conta, porém, de que estão armando uma grande cilada para si mesmos no futuro. A qualquer instante a sua cobiça de tornará realidade e eles acabarão cometendo o adultério que tanto desejaram; tudo isso para finalmente descobrirem não foi tão bom como esperavam e, ainda pior, que destruíram o seu casamento e a sua família definitivamente.
Quando tiramos a atenção deles das coisas do presente, esses vermes caem exatamente nos buracos que preparamos para eles. Em outras palavras, com um pouco da nossa ajuda, as atitudes que eles tomam hoje resultam em um futuro problemático para eles. É por isso que eu lhe digo: tire vantagem dessa situação – trabalhe em conjunto com Lumulo para que a mãe de seu paciente fique cada vez mais doente e ele comece a duvidar de que um dia suas orações serão respondidas.
O Inimigo sempre trabalha com o presente, usando a fé inteligente como arma para fazer com que o futuro traga a bênção esperada. Ele está ciente de que manipulamos a fé emotiva das pessoas continuamente e, por esse motivo, Ele sempre usa os Seus servos inúteis para encorajar as pessoas a usarem a fé inteligente. Inclusive, essa é uma outra estratégia para manipular as dúvidas de seu paciente: afaste-o da igreja e dos servos do Inimigo. Mantenha-o distraído com os seus muitos problemas, de maneira que não tenha tempo para ir à igreja.
Aliás, é extremamente importante para nós que nossos pacientes estejam cada vez mais distantes da luz. Todos nós sabemos que a solidão leva à fraqueza; por isso, cuide para que esta seja a condição de seu paciente daqui para frente.

Atenciosamente,
Apolion
Chefe de Legião
(baseado no livro ‘Carta de um diabo ao seu aprendiz’ por C.S. Lewis)





Atenção




Ontem eu te vi quando começava o seu dia. Acordou e nem sequer orou ao seu Deus. Ou melhor, durante todo o dia você não orou, e nem lembrou de abençoar sua comida. Você é muito ingrato para com o seu Deus, e isso em você me agrada muito. Eu também gosto da enorme fraqueza que sempre demonstra no que diz respeito ao seu crescimento espiritual, em ser um cristão.

Raramente lê a Bíblia e quando faz está cansado. Não medita no que lê, ora quase nada, além disso, muitas vezes diz palavras que não analisa. Por qualquer pretexto chega tarde ou falta ao seu culto de ensino. E o que falar de suas murmurações? Temos assistido muitos filmes juntos, sem falar nas vezes que fomos juntos ao teatro. Lembra daquele dia da tua fraqueza com aquela linda pessoa? Oh como foi bom!

Mas o mais me agrada é que você não se arrepende. E que sabe que é jovem e tem que aproveitar a vida, pensa só na carne e acredita que não precisa ser salvo para a eternidade. Não há duvida você é um dos meus.

Amo as piadas vergonhosas que você conta e que também escuta. Você ri delas, eu também rio de ver um filho de Deus participando disto. O fato é que nos sentimos bem. A musica vulgar e de duplo sentido que você escuta me agrada demais. Como você sabe quais são os grupos que eu gosto de escutar? Também adoro quando murmura e se revolta contra o seu Deus.

Sinto-me feliz quando vejo você dançando e fazendo estes movimentos sensuais, eles me fascinam. Como isso me agrada!!! Você quer se encontrar comigo qualquer dia destes???


Certamente quando você está se divertindo saudavelmente, fico triste, mas sem problema, sempre haverá outra oportunidade. Tem vezes que me faz coisas incríveis, quando da mal exemplo as crianças ou quando os autoriza para perderem a sua inocência através da televisão, musicas ou coisas do gênero. Eles são tão espertos que imitam facilmente tudo o vêem. Muito obrigado.


O que mais me agrada é que poucas vezes tenho que te tentar, quase sempre cai por conta própria. Você busca os melhores momentos, se expõe as situações perigosas, me dando lugar!

Se tivesse cabeça mudaria de ambiente e de companhias; buscaria a palavra de Deus e entregaria realmente a tua vida aquele que você chama de Deus e, ainda mais, viveria o resto de seus anos sob a orientação do Espírito Santo.

Não tenho costume de enviar este tipo de mensagem, mas você é tão acomodado espiritualmente que não acredito que vá mudar nada.

Não me entenda mal, eu te odeio e não te dou a mínima. Se eu te busco é porque você me satisfaz com as tuas atitudes e faz cair em ridículo ao seu Deus!


Assinado Teu inimigo que te odeia: Satanás

ou como queira me chamar


Obs:  Se realmente me amas,

não mostre à ninguém mais esta carta."


Vigie sempre




Quando o outro não faz, é preguiçoso.
Quando você não faz, está muito ocupado.
Quando o outro fala, é intrigante.
Quando você fala, é crítica construtiva.
Quando o outro se decide a favor de um ponto, é cabeça dura.
Quando você faz o mesmo, está sendo firme.
Quando o outro não cumprimenta, é mascarado.
Quando você passa sem cumprimentar, é apenas distraído.
Quando o outro fala de si mesmo é egoísta.
Quando você faz isso, é porque precisa desabafar.
Quando o outro se esforça para ser agradável, tem uma segunda intenção.
Quando você age assim, é gentil.
Quando o outro faz alguma coisa sem ordem, está excedendo.
Quando você faz, é iniciativa.
Quando o outro progride, teve oportunidade.
Quando você progride, é fruto de muito trabalho.
Quando o outro luta pelos seus direitos, é teimoso.
Quando você faz, é prova de caráter.
Quando o outro encara os dois lados do problema, está sendo fraco.
Quando você o faz, está sendo compreensivo.
Vigie os seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras.
Vigie as palavras, porque se tornarão atos.
Vigie os seus pensamentos, porque eles se tornarão seus hábitos e seu caráter.
Vigie seu caráter, porque ele será o seu futuro.

Lembre-se que o seu maior inimigo é você mesmo (a)!!!



Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo !



" Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós " . Tiago 4:7

O cristão tem enfrentado no dia a dia,  situações para desanimar na fé . O diabo  tem investido fortemente para que muitos não continuem na caminhada ao Reino de Deus ; são problemas na familia, no trabalho , na vida espiritual , entre amigos mesmo da fé , no casamento , na saúde, enfim... são vários os problemas que faz com que o cristão diga : não está adiantando , não está dando certo buscar, fazer corrente , fazer algo em prol da minha fé , e chega na metade do caminho e desiste ! Mas a palavra de Deus quando diz claramente : Resisti o diabo e ele fugirá de vós, o Espírito Santo aqui nos dá a certeza de que ele vai sair , ele vai fugir, vai chegar o momento que não vai suportar a sua fé, é ai onde obtemos a vitória que tanto desejamos seja em que área for ; temos que começar, dá continuidade e ir até o fim para vencer os nossos inimigos espirituais que atuam para destruir nossa vida , não desanimando, não se entregando  e confiando sempre que Deus vai nos defender e nos livrar de todo mal ; mas para isso , devemos colocar em prática a fé sempre, todo dia , em todo instante . Vamos em frente que Deus é conosco  e o diabo sabe que através da palavra de Deus, ele não pode permanecer .
Andreia Braga


Quando o coração não está imbuído da certeza, então é fácil ser derrotado por qualquer palavra



Entre as inúmeras ações do inimigo de nossas almas para desestimular a fé, e consequentemente continuar destruindo as pessoas, encontramos as críticas às ofertas. Neste ponto, o diabo tem usado até pessoas estranhas para se tornarem íntimas daquelas que não têm ainda firmeza na fé, no intuito de  semear palavras de reprovação. Parentes e amigos são também usados pelo diabo com o mesmo objetivo.
É impressionante como o inimigo tem tido relativo sucesso entre as pessoas que já foram abençoadas, incluindo aquelas que entraram na igreja cheias de problemas, especialmente financeiros, e que foram resolvidos pela fé e confiança no Senhor Jesus.
Entretanto, deixando de andar pela fé, começam a reparar nas circunstâncias provocadas por palavras sem fundamento algum. Por exemplo: "que os dízimos e ofertas não são obrigatórios diante da instituições igreja; contribui quem tem fé para receber de volta em dobro; contribui quem tem motivo para contribuir; contribui quem quer..."

Creio que as pessoas que têm se deixado levar pelas críticas diabólicas precisam se conscientizar de que não são obrigadas a darem nada na igreja, muito menos obrigadas a ouvirem o pastor pedindo – embora seja um direito dele também pedir – porque tem a obrigação de ensinar as pessoas a contribuírem para que elas possam receber. Afinal, foi o próprio Senhor Jesus quem nos admoestou sobre isto, dizendo: "Pedi, e dar-se-vos-á". Quando o pastor pede, está simplesmente obedecendo à palavra do Mestre.
O diabo trabalha com palavras de crítica a qualquer coisa dentro da igreja, no intuito de distrair as pessoas com seus pensamento e fazê-las se esquecerem das bênçãos que já alcançaram. Não podemos também nos esquecer de que, se o diabo tem tirado vantagens dos fracos na fé, é porque estes, em vez de se encherem do Espírito Santo, através de um envolvimento maior com as coisas de Deus, estão com os seus corações sempre cheios de ganância pelas coisas deste mundo. Não somente amam este mundo, mas também as coisas que o mundo oferece.
Quando o coração de alguém está voltado para as coisas mundanas, significa que está sem Deus ou sem as coisas relacionadas a Ele. Daí é fácil ser preso pelas armadilhas do inimigo e perder a fé.
Quando o coração não está imbuído de fé, então é fácil ser derrotado por qualquer palavra, mesmo que esta não tenha o menor fundamento. Sendo, entretanto, a fé um dom de Deus, e obtida mediante o ouvir a Palavra, pode ser recuperada imediatamente pelo coração submisso e sincero.

Jaqueline Correa

Os inimigos da Oração



“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.1-4).
Existem seis armas terríveis que o Diabo usa para paralisar a vida de oração dos cristãos:

1. Cansaço!
Como é paralisante o cansaço que o impede de perseverar na oração! Mas é justamente na oração que você supera esse estranho cansaço, pois a Bíblia diz: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40.29,31). Entregue-se à oração, e você encontrará o descanso verdadeiro.

2. Distração!
Você não consegue se concentrar? Outros pensamentos vêm à sua mente quando você quer orar? Durante a oração, de repente você percebe que seus pensamentos estão bem longe? Essas são armas do inimigo que você derrota orando em voz alta. Davi diz no Salmo 55.16-17: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz”. Ore com voz forte e audível, e as distrações não terão poder sobre você!

3. Inquietação interior
Uma inquietação inexplicável tomou conta de você? Justamente dessa inquietação é que você pode se livrar quando ora. Seja qual for a causa – pecado, nervosismo ou incredulidade – a Bíblia diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (Sl 55.22). E mais: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.11). Somente na oração você receberá ajuda para se libertar da inquietação de seu coração.

4. Pressa
A arma que Satanás provavelmente usa com mais sucesso contra os que querem orar é a pressa. O que diz a Escritura em Eclesiastes 8.3? “Não te apresses em deixar a presença dele.” Não devemos ter pressa em deixar a presença do Senhor. Qual é a causa de sua pressa? A montanha de trabalho que espera por você! Seu trabalho parece não ter fim? Mas é justamente na oração que você recebe as condições para fazer seu trabalho bem feito e com rapidez. Quanto mais tempo você ora, mais trabalha. Sei muito bem que isso contraria nossa lógica, mas milhares de experiências confirmam essa receita, e a Bíblia diz em Isaías 55.2-3: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.” Através da oração constante, suas tarefas diárias serão supridas pelas fontes divinas de força. Admirado, você reconhecerá que o tempo que passou em oração fervorosa foi a melhor maneira de usar seu tempo, e a terrível arma da pressa terá perdido seu poder destrutivo sobre você.

5. Desânimo
O desânimo é uma arma que neutraliza muitas pessoas que oram. Desânimo é começar e parar. Desanimar é não olhar para longe o suficiente. A Bíblia diz: “Olhando firmemente para Jesus”. Esse olhar para cima, para Jesus, é desviar o olhar das coisas visíveis ao nosso redor e voltá-lo para Jesus – voltar-se para Ele orando! Você está desanimado por causa de sua fraqueza espiritual, desanimado por seus fracassos, desanimado pela dureza de coração das pessoas, desanimado pelas tristes circunstâncias em que vive? Paulo exclama em 2 Coríntios 4.8 que em tudo ficamos “perplexos, porém não desanimados”. Por quê? Porque ele era um homem de oração. Isaías conclama: “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará” (Is 35.3-4). Existe apenas um meio de nos livrarmos do desânimo e do desalento em nosso coração: através da oração. Enquanto escrevo estas linhas, parece que poderes das trevas tentam me impedir de dizer as coisas como elas são. Sei que Satanás faz todo o possível para deixar você tão desanimado a ponto de não conseguir crer que a oração de fato lhe abre as fontes divinas. Mas em Nome de Jesus esses poderes estão derrotados! Suplico a você que está desanimado: Ore! Faça hoje um novo começo! Diga em voz alta: “Eu escolho a vontade de Deus e, em Nome de Jesus, rejeito a vontade de Satanás”. A vontade de Deus é que você ore. A vontade de Satanás é que você se cale.

6. Preguiça
A preguiça é uma arma traiçoeira que Satanás usa contra aqueles que desejam se tornar pessoas de oração. É a arma da carne, a sensação de impotência. Você se ajoelha, quer orar, mas não consegue dizer uma única palavra. Tudo parece muito difícil. A carne não consegue orar. Como você consegue se livrar dessa incapacidade e dessa preguiça? A resposta é: ore com a Bíblia! Leia em voz alta as promessas que falam da oração. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei, e abrir-se-vos-á” (Mt 7.7). Diga simplesmente a Deus: “Senhor, não consigo pedir, mas Tu dizes na Tua palavra que eu devo pedir, pedir com perseverança”. Exponha a Ele toda a sua miséria. Não fique calado! E enquanto você fala com Ele e lê Sua Palavra, de repente perceberá a faísca da oração acendendo seu coração, fazendo desaparecer sua preguiça e sua indolência, e suas orações alcançando o trono da graça.


Principado




Aqui está um exemplo do que é um Principado:

Nota: Para o principado do Império Romano, veja Principado romano.

Um principado é um território governado por um príncipe. É distinto de um reino, normalmente porque tem um tamanho modesto, outras vezes porque não tem soberania total.
LiechtensteinAndorraMónaco são principados europeus e atuais estados independentes.
Em contraste, os principados de Gales no Reino Unido e as Astúrias em Espanha não são estados atualmente. Em ambos os casos, o herdeiro ao trono do país é o príncipe titular do principado.
Por vezes, a noção de território como principado é devida a fatores históricos: a Catalunha, por exemplo, mesmo que tenha sido um estado soberano que se estendia de Barcelona a Atenas, era conhecida como principado, apesar do seu governante ter o título de rei (do Reino de Aragão estendido como Império Aragonês). O que é um caso curioso, onde o poder governante tem um grau nominal inferior ao do território que governa.
Na História da Rússia, o termo "principado", e por vezes, ducado, é usado para o termo Russo knyazhestvo, um território governado por um knyaz.
No Brasil, o herdeiro do trono era chamado de Príncipe do Grão-Pará. Definido por lei pela Constituição brasileira de 1824, a honraria era concedida ao primogênito do então Príncipe Imperial do Brasil, até que este assumisse o trono ou falecesse.
Outra forma possível de principado a ser catalogada, pela extensão territorial e pelas características políticas, é o emirado, a exemplo do Kuwait, do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos. Nos dois primeiros, uma única família real governa o país; e no último onde sete famílias detêm o controle político de cada um dos sete emirados, sendo eleito dentre os sete emires, um presidente e um vice-presidente pelo colégio de emires, a cada cinco anos.
Sealand, um território teóricamente independente, se auto-proclama um Principado, e seus "donos" proclamam-se príncipe e princesa.




 Os Pensamentos



Todos os dias somos bombardeados pelo diabo, principalmente na mente.
Eis a razão porque a nossa luta é contra principados, potestades e dominadores.
A mente humana é muito fácil de ser manipulada pelo diabo, basta você está desapercebido e verá a sua atuação.
Diz um ditado popular “mente vazia é oficina do diabo”. Talvez você já teve essa experiência, onde a mente por alguns segundos fica vazia.
A pessoa entra em um estado de transe em que se ela não despertar fatalmente cairá na armadilha do diabo.
Essa tem sido uma estratégia poderosa deles para destruir as pessoas.
Você não pode deixar a sua mente vazia, procure ocupá-la com as coisas de Deus. Veja o que diz em um trecho da Bíblia: “Finalmente, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso
 pensamento”.(Filipenses 4:8).
Você tem o poder para aceitar ou rejeitar os pensamentos do diabo, pois
 Deus, nos criou com o livre arbítrio.



Abominação para Deus...



Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”.

Provérbios 6.16-19


O abuso interior


A batalha diária é a chave para o sucesso ou para o fracasso de 

todo ser humano



A maior luta de uma mulher acontece dentro dela. No momento em que decide dar um passo maior em sua vida, começa a ouvir uma voz no seu interior dizendo que ela não merece ser feliz, que nunca conseguirá ser a mulher que deseja que não é boa o suficiente, etc. Essa luta só terá fim quando ela finalmente ignorar essa voz e for em frente com o seu propósito. Se tivéssemos que escolher um nome para essa voz, a chamaríamos de "voz ofensiva interna". Se não fosse por essa luta diária que enfrentamos, tudo seria bem mais fácil e muito melhor. Mas, infelizmente, ela está aqui para ficar.
Você e eu passamos por essa luta todos os dias, o tempo todo. Seja em casa ou no trabalho, de noite ou de dia, essa luta acontece dentro de todas nós. Entretanto, nessa batalha diária está a chave para o sucesso e para o fracasso de todo ser humano. Como em todas as batalhas, alguém tem que ser o vencedor. Às vezes, não é necessariamente o mais forte, mas o que resiste mais. Se parar para pensar, a chave do seu sucesso está dentro de você. Se você vence a sua batalha diária, você tem sucesso na vida. Se você fracassa na sua batalha diária, você fracassa na vida.
Algumas pessoas pensam que o seu sucesso depende somente de Deus. Você não acha que, se dependesse inteiramente dEle, seríamos todas bem-sucedidas, sendo Ele o verdadeiro amor? Poderia um pai se alegrar vendo a sua filha sofrendo, em depressão, perdendo a esperança na vida e triste? Algumas coisas na vida só podem ser feitas por nós mesmas - nem mesmo Deus pode interferir. Uma dessas coisas é exatamente o lutar contra a nossa natureza humana e terrena, que vive nos pondo para baixo, fazendo-nos sentir sem valor, e nos dando a ideia de desistir.
É uma enorme batalha que ninguém vê. Acontece no escuro, no mais profundo do nosso ser - entre VOCÊ e o SEU INTERIOR. Você já deixou de fazer algo porque teve medo e hoje se arrepende? Você já desistiu de alguma ideia porque nunca se achou capaz de realizá-la? Já olhou no espelho e pensou consigo mesma: "Eu nunca vou ser alguém na vida?" Se já, bingo!
Estas foram batalhas internas que você perdeu. Isto não acontece apenas com algumas pessoas, mas com todas. Mulheres nascidas de Deus e cheias do Espírito Santo também travam esta batalha todos os dias e, por causa de uma ou outra batalha perdida, algumas delas não podem testemunhar acerca do poder de Deus em suas vidas. Há pessoas que culpa a igreja, o pastor, as pessoas, o governo, e até Deus! Falham por não conseguirem enxergar que a culpa é delas, uma vez que são incapazes de vencer as próprias lutas interiores. Lembra-se da rainha Ester? Ela deve ter passado por todas essas lutas interiores antes que pudesse tomar a decisão de falar com o seu marido, o qual tinha fama de ser um rei muito mau, que não havia sido capaz de sequer poupar a vida de sua ex-esposa. Não sabemos que pensamentos vieram à sua mente naqueles três dias de oração e jejum, os quais devem ter sido os três mais longos dias de sua vida. Contudo, ela venceu - usou a sua fé para ir contra tudo. Ela venceu a si mesma e veio a se tornar heroína em Israel e exemplo para todas as mulheres até os dias de hoje. Leia o livro de Ester. A batalha continua, e somente as que forem fortes e perseverantes vencerão.

Trecho do livro "Melhor do que Comprar Sapatos", de Cristiane Cardoso / Foto: Thinkstock 
redacao@arcauniversal.com


A mulher e o dragão




"E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias."

Pergunta:

"Quem é a mulher falada em Apocalipse 12? Se trata realmente de Jerusálem? Tenho algumas dúvidas em relação a interpretação desse texto.

Resposta : A Mulher é Israel/Jerusalém.

Vários elementos do simbolismo mostram uma conexão com Gênesis 37:9,10, em que o sol no sonho de José, representa Jacó; a lua Raquel, as estrelas as tribos de Israel.

As figuras de linguagem referentes a Israel como uma parturiente no A.T sustentam essa interpretação
 (Is 26:17,18; 66:7; Jr 4:31; 13:21; Mq 4:10; 5:3), como também o faz a referência à arca da aliança de Israel no versículo imediatamente atencedente o Apocalipse 12;1 (11:19).

A "judaicidade" do contexto encontra apoio adicional nas referencias às doze tribos de Israel em 7:5-8 e 21 e para o templo e Jerusalém em 11:1-13.

Neste capítulo lemos que o "dragão" persegue a "mulher"(Israel) que "deu à luz a um filho varão" (o judaísmo, que nos deu Jesus O Messias).

Esses versículos mostram claramente que estão num cumprimento futuro na grande tribulação, mais claro que nos remete ao pensamento e lembrança de quando Satanás fez sua investida direta contra Cristo quando este nasceu.

Porém todos os detalhes apontam para a identificação da mulher como símbolo do Israel nacional.É só não desinterpretar a escritura que está clara.O Capítulo 12 fala da continua animosidade de Satanás contra Israel, em geral, e contra seu Messias.


Prof. Rodrigo Martins




Cartas Celestiais
O Ùltimo Sermão




Thomas Watson

Nascido em 1620, Thomas Watson estudou em Cambridge (Inglaterra). Em 1646, iniciou um pastorado de dezesseis anos em Londres. Entre suas principais obras, estão o seu famoso Body of Pratical Divinity (Compêndio de Teologia Prática), publicado postumamente em 1692.


A 24 de agosto de 1662, dois mil ministros puritanos do evangelho foram excluídos de seus púlpitos, tendo recebido a ordem de não mais pregarem em público. O Ato de Uniformidade, baixado pelo parlamento inglês, conhecido pelos evangélicos como a Grande Ejeção, pairava por sobre a Inglaterra como uma nuvem espessa. Muitos líderes eclesiásticos da Igreja Anglicana, a religião oficial, estavam forçando os puritanos a cessarem suas prédicas ou a se moldarem à adoração litúrgica decretada por lei. Muitos ministros preferiam o silêncio à transigência.
Com olhos marejados de lágrimas, milhares de crentes humildes ouviram seu último sermão no domingo imediatamente anterior à data em que o Ato se tornaria lei. E, naquele último domingo de liberdade, os ministros puritanos provavelmente pregaram os seus melhores sermões.
O sermão que passamos a transcrever, de modo um tanto abreviado, foi pregado por Thomas Watson a seu pequeno rebanho.
Antes que eu me vá, devo oferecer alguns conselhos e orientações para vossas almas. Eis as vinte instruções que tenho a dar a cada um de vós, para as qua­­is desejo a mais especial atenção:

1) Antes de tudo, observa tuas horas constantes de oração a Deus, diaria­­mente. O homem piedoso é homem “separado” (Sl 4.3), não apenas porque Deus o separou por eleição, mas também porque ele mesmo se separa por devoção. Inicia o dia com Deus, visita-O pela manhã, antes de fazeres qualquer outra coisa.


Lê as Escrituras, pois elas são, ao mesmo tempo, um espelho que mostra as tuas manchas e um lavatório onde podes branquear essas máculas. Adentra ao céu diariamente, em oração.

2) Coleciona bons livros em casa. Os livros de qualidade são como fontes que contêm a água da vida, com a qual poderás refrigerar-te. Quando descobrires um arrepio de frio em tua alma, lê esses livros, onde poderás ficar familiarizado com aquelas verdades que aquecem e afetam o coração.

3) Tem cuidado com as más companhias. Evita qualquer familiaridade desnecessária com os pecadores. Ninguém pode apanhar a saúde de outrem; mas pode-se apanhar doenças. E a doença do pecado é altamente trans­missível.


Visto não podermos melhorar os outros, ao menos tenhamos o cuidado de que eles não nos façam piores. Está escrito acerca do povo de Israel que “se mesclaram com as nações e lhes aprenderam as obras” (Sl 106.35).

As más companhias são as redes de arrastão do diabo, com as quais arrasta milhões de pessoas para o inferno. Quantas famílias e quantas almas têm sido arruinadas pelas más companhias!


4) Cuidado com o que ouves. Existem certas pessoas que, com seus modos sutis, aprendem a arte de misturar o erro com a verdade e de oferecer veneno em uma taça de ouro. Nosso Salvador, Jesus Cristo, acon­selhou-nos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresen­tam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mt 7.15).


Sê como aqueles bereanos que examinavam as Escrituras, para verificar se, de fato, as coisas eram como lhes foram anunciadas (At 17.11). Aos crentes é mister um ouvido discernidor e uma língua crítica, que possam distinguir entre a verdade e o erro e ver a diferença entre o banquete oferecido por Deus e o guisado colocado à sua frente pelo diabo.


5) Segue a sinceridade. Sê o que pareces ser. Não sejas como os remadores, que olham para um lado e remam para outro. Não olhes para o céu, com tua profissão de fé, para, então, remar em direção ao inferno, com tuas práticas. Não finjas ter o amor de Deus, ao mesmo tempo que amas o pecado. A piedade fingida é uma dupla iniqüidade.


Que teu coração seja reto perante Deus. Quanto mais simples é o diamante, tanto mais precioso ele é; e quanto mais puro é o coração, maior é o valor que Deus dá à sua jóia. O salmista disse sobre Deus: “Eis que te comprazes na verdade no íntimo” (Sl 51.6).


6) Nunca te esqueças da prática do auto-exame. Estabelece um tribunal em tua própria alma. Tem receio tanto de uma santidade mascarada quan­to de ires para um céu pintado. Julgas-te bom porque outros assim pensam de ti?


Permite que a Palavra seja um ímã com o qual provarás o teu coração. Deixa que a Palavra seja um espelho, diante do qual poderás julgar a aparência de tua alma. Por falta de autocrítica, muitos vivem conhecidos pelos outros, mas morrem desconhecidos por si mesmos. “De noite indago o meu íntimo”, disse o salmista (Sl 77.6).


7) Mantém vigilância quanto à tua vida espiritual. O coração é um instrumento sutil, que gosta de sorver a vaidade; e, se não usarmos de cautela, atrai-nos, como uma isca, para o pecado. O crente precisa estar constantemente alerta.


Nosso coração se assemelha a uma “pessoa suspeita”. Fica de olho nele, observa o teu coração continuamente, pois é um traidor em teu próprio peito. Todos os dias deves montar guarda e vigiar. Se dormires, aí está a oportunidade para as tentações diabólicas.


8) O povo de Deus deve reunir-se com freqüência. As pombas de Cristo devem andar unidas. Assim, um crente ajudará a aquecer ao outro. Um conselho pode efetuar tanto bem quanto uma pregação. “Então, os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros” (Ml 3.16).


Quando um crente profere a palavra certa no tempo oportuno, derrama sobre o outro o óleo santo que faz brilhar com maior fulgor a lâmpada do mais fraco. Os biólogos já notaram que há certa simpatia entre as plantas. Algumas produzem melhor quando crescem perto de outras plantas. Semelhantemente, esta é a verdade no terreno espiritual. Os santos são como árvores de santidade. Medram melhor na piedade quando crescem juntos.


9) Que o teu coração seja elevado acima do mundo. “Pensai nas coisas lá do alto” (Cl 3.2). Podemos ver o reflexo da lua na superfície da água, mas ela mesma está acima, no firmamento. Assim também, ainda que o crente ande aqui em baixo, o seu coração deve estar fixado nas glórias do alto.


Aqueles cujos corações se elevam acima das coisas deste mundo não ficam aprisionados com os vexames e desassossegos que outros experimentam, mas, antes, vivem plenos de alegria e de contentamento.

10) Consola-te com as promessas de Deus. As promessas são grandes suportes para a fé, que vive nas promessas do mesmo modo que o peixe vive na água. As promessas de Deus são quais balsas flutuantes que nos impedem de afundar, quando entramos nas águas da aflição. As promessas são doces cachos de uvas produzidos por Cristo, a videira verdadeira.

11) Não sejas ocioso, mas trabalha para ganhar o teu sustento. Estou certo de que o mesmo Deus que disse: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”, também disse: “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra”. Deus jamais apoiou qualquer ociosidade.


Paulo observou: “Estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão” (2 Ts 3.11-12).


12) Ajunta a primeira tábua da Lei à segunda, isto é, piedade para com Deus e eqüidade para com o próximo. O apóstolo Paulo reúne essas duas idéias, em um só versículo: “Vivamos, no presente século... justa e piedosamente” (Tt 2.12). A justiça se refere à moralidade; a piedade diz respeito à santidade.


Alguns simulam ter fé, mas não têm obras; outros têm obras, mas não têm fé. Alguns se consideram zelosos de Deus, mas não são justos em seus tratos; outros são justos no que fazem, mas não têm a menor fagulha de zelo para com Deus.


13) Em teu andar perante os outros, une a inocência à prudência. “Sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16). Devemos incluir a inocência em nossa sabedoria, pois doutro modo tal sabedoria não passará de astúcia; e precisamos incluir sabedoria em nossa inocência, pois do contrário nossa inocência será apenas fraqueza.


Convém que sejamos tão inofensivos como as pombas, para que não causemos danos aos outros, e que tenhamos a prudência das serpentes, a fim de que os outros não abusem de nós nem nos manipulem.

14) Tenha mais medo do pecado que dos sofrimentos. Sob o sofrimento, a alma pode manter-se tranqüila. Porém, quando um homem peca voluntariamente, perde toda a sua paz. Aquele que comete um pecado para evitar o sofrimento, assemelha-se ao indivíduo que permite sua cabeça ser ferida, para evitar danos ao seu escudo e capacete.
15) Foge da idolatria. “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1 Jo 5.21). A idolatria consiste numa imagem de ciúme que provoca a Deus. Guarda-te dos ídolos e tem cuidado com as superstições.

16) Não desprezes a piedade por estar sendo ela perseguida. Homens ímpios, quando instigados por Satanás, vituperam, maliciosamente, o caminho de Deus.


A santidade é uma qualidade bela e gloriosa. Chegará o tempo quando os iníquos desejarão ver algo dessa santidade que agora desprezam, mas estarão tão removidos dela como agora estão longe de desejá-la.

17) Não dá valor ao pecado por estar atualmente na moda. Não julga o pecado como coisa apreciável, só porque a maioria segue tal caminho. Pensamos bem sobre uma praga, só porque ela se torna tão generalizada e atinge a tantos? “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as” (Ef 5.11).
18) No que diz respeito à vida cristã, serve a Deus com todas as tuas forças. Deveríamos fazer por nosso Deus tudo quanto está no nosso alcance. Deveríamos servi-Lo com toda a nossa energia, posto que a sepultura está tão perto, e ali ninguém ora nem se arrepende. Nosso tempo é curto demais, pelo que também o nosso zelo de Deus deveria ser intenso. “Sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor” (Rm 12.11).

19) Faze aos outros todo o bem que puderes, enquanto tiveres vida. Labuta por ser útil às almas de teus semelhantes e por suprir as necessidades alheias. Jesus Cristo foi uma bênção pública no mundo. Ele saiu a fazer o bem.


Muitos vivem de modo tão infrutífero, que, na verdade, suas vidas dificilmente são dignas de uma oração, como também seu falecimento quase não merece uma lágrima.


20) Medita todos os dias sobre a eternidade. Pois talvez seja questão de poucos dias ou de poucas horas — haveremos de embarcar através do ocea­no da eternidade. A eternidade é uma condição de desgraça eterna ou de felicidade eterna. A cada dia, passa algum tempo a refletir a respeito da eternidade.


Os pensamentos profundos sobre a eterna condição da alma deveriam servir de meio capaz de promover a santidade.

Em conclusão, não devemos superestimar os confortos deste mundo. As conveniências do mundo são muito agradáveis, mas também são passageiras e logo se dissipam. A idéia da eternidade deve ser o bastante para impedir-nos de ficar tristes em face das cruzes e sofrimentos neste mundo. A aflição pode ser prolongada, mas não eterna. Nossos sofrimentos neste mundo não podem ser comparados com nosso eterno peso de glória.
Considerai o que vos tenho dito, e o Senhor vos dará entendimento acerca de tudo.





Nenhum comentário: