"Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,..."
1 Pedro 1.22
Qualidade Oposta – Hipocrisia
Sinceridade – Ter motivos transparentes. Fazer as coisas porque quero que Deus seja glorificado e por ter receio que a Sua reputação se perca. Ter uma preocupação genuína para beneficiar a vida dos outros.
Responda essas questões:
1) Quando você compra um presente, faz isso depois de considerar o que a pessoa lhe ofereceu?
2) Gosta de fazer coisas, pelas quais você passa despercebido, como uma expressão de fidelidade e amor ao outro?
3) A quem está disposto a ajudar de forma que essa pessoa obtenha sucesso?
4) Convida pessoas importantes para a sua casa, e tenta evidenciar a sua reputação?
5) É rápido em tomar conhecimento que está errado, para depois dar os passos necessários e corrigir o erro?
6) Lamenta as mágoas que causou aos outros ou simplesmente pede perdão para libertar a sua consciência?
Sinceridade
Não tem coisa pior que conviver com pessoas que tem “duas caras”, na sua frente ela é amável, carinhosa, lisonjeia, só falta beijar seus pés, mas basta você dar as costas que aquela ovelhinha vira um lobo feroz e começa a atacar.
Vejamos varias maneiras de expressar a falsidade:
* A pessoa fala mal de outra, a critica, insinua coisas ruins a seu respeito, enfim faz de tudo para denegrir a sua imagem.
* Se a situação não está desenvolvendo da maneira que ela gostaria, ou não está a seu favor então ela usa o seu lado fingido para poder se sair bem, o importante é reverter a situação sem importar o que ela tenha que fazer.
Como pode ser tão boazinha e daqui a dez minutos tão malvada, é com certeza uma falha no caráter, se torna normal para a pessoa atuar desta maneira, ela não consegue enxergar que está mal.
* Tem outra situação que a pessoa pode ser fingida, e é por carência, ou seja ela quer chamar a atenção ou receber carinho e então começa a falar coisas que na verdade ela não sente ou não pensa, pois fazendo isso ela vê que recebe alguma atenção ou um pouco de carinho, claro não deixa de ser errado pois é uma falsidade.
* e por ultimo, a pessoa pode usar da falsidade para omitir sua condição, mostrar-se de maneira diferente para levar vantagens, obter lucros, ascensão social, etc.
Este tipo de comportamento é contrario à natureza de Deus, o que a pessoa é pela frente ela deve ser por trás, pois tem um caráter sincero e verdadeiro, então ela é a mesma em qualquer situação e não se transforma, mostrando assim dupla personalidade e falta de caráter.
Uma pessoa que é falsa não é confiável, pois toda ela é uma mentira.
Espaço “você decide”:
“ Não sei mais como atuar, uma colega minha do trabalho é muito falsa, na frente do chefe ela é uma puxa-saco, mas assim que ele da as costas ela só fala mal dele. Para piorar ele crê que ela é sincera e esta pensando em promovê-la, mas eu sei que ela tem duas caras. O que faço, como agir nesta situação?”
Escreva o que fazer para resolver esta questão.
Tânia Rubim
Série: O caráter da mulher de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário