domingo, 27 de março de 2011

Carta das profundezas - Parte III


Caro Aprendiz Uxe,

Fiquei muito contente quando você me contou a respeito do relacionamento entre o seu paciente e sua esposa. É momento de se tirar proveito desta situação! Observe que o Inimigo estará trabalhando no coração dele, fazendo com que o seu comportamento esteja cada vez mais de acordo com os padrões da fé cristã – o que acabará sendo percebido por sua esposa a qualquer momento. Você deve ser mais rápido. Entre em contato com Girapomba, responsável pela esposa dele, e faça existir entre o casal constantes aborrecimentos, diariamente. Esses dois métodos a seguir são muito úteis:

1. Mantenha-o preocupado com si mesmo. Ele pensa que conversão é algo que se deve guardar para si; por isso, ele tem se preocupado mais em obter informações do que propriamente mudança de atitudes. Estimule-o a dar mais atenção àquelas responsabilidades espirituais mais avançadas do que às lições básicas a serem praticadas no dia-a-dia. Intensifique cada vez mais uma das mais úteis características do ser humano: a mania de ignorar e repudiar o óbvio. Você deve fazê-lo chegar a um ponto em que ele examinará a si mesmo e não conseguirá ver o que todos à sua volta (em casa e no trabalho) vêem. Desta forma, ele não mudará, e, conseqüentemente, não chamará a atenção de ninguém para a sua nova fé.

2. É impossível impedí-lo de orar por sua esposa, mas podemos fazer com que suas orações percam o valor. Certifique-se de que elas sejam sempre muito ‘espirituais’ e que ele esteja sempre preocupado com o estado da alma e nunca com a depressão de sua esposa. Agindo assim, você terá duas vantagens: Em primeiro lugar, a atenção dele estará voltada para os pecados dela – o que o deixará profundamente frustrado. Em segundo lugar, uma vez que a concepção dele a respeito da alma ainda é muito imatura e quase sempre errada, ele acabará orando por uma pessoa que ele idealizou na sua mente. A sua tarefa é fazer com que essa pessoa que ele idealizou pareça cada vez menos com a sua verdadeira esposa – aquela cuja língua é ferina logo no café da manhã. Eu mesmo já tive pacientes tão bem manipulados que, em questão de segundos, poderiam ir de uma oração fervorosa pela alma da pessoa amada a espancamentos e insultos – isso é muito gratificante...

Uma das melhores maneiras de perseguir uma pessoa é usar aqueles que ela ama. É isso que você deve fazer daqui para frente. A esposa deve sentir ciúmes dele devido às suas contantes idas à igreja; ela deve se sentir insegura por ele querer fazer parte de um grupo na igreja; e, extremamente aborrecida no momento em que descobrir que ele aprendeu a dar ofertas e apresentar os seus dízimos. Trabalhe em conjunto com Girapomba para que a casa deles se torne um pedacinho de nossa casa aqui nas profundezas, e muito em breve o seu paciente desistirá de sua fé e voltará a lhe pertencer.

Atenciosamente,

Apolion

Chefe de Legiao

(baseado no livro 'Screwtape' por C.S. Lewis)

Nenhum comentário: