terça-feira, 13 de setembro de 2011

O selo do Espírito Santo



1) Temos o selo do Espírito Santo (Ef. 1.13)
“Nele, também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Paulo é enfático: O Espírito Santo selou-nos. O processo da salvação é ensinado nesse versículo. Ele mostra como um pecador torna-se santo: ele ouve o evangelho da salvação, como Cristo morreu pelos seus pecados e ressuscitou; ele crê com a fé que traz a salvação e, depois, é selado com o Espírito Santo. Nós recebemos o Espírito imediatamente após confiar em Cristo, como nosso Senhor e Salvador.
O que representa o selo do Espírito? William Hendriksen, ilustre escritor reformado, fala das três funções do selo: garantir o caráter autêntico de um documento (Et 3.12), marcar uma propriedade (Ct 8.6) e proteger contra violação e dano (Mt 27.66).
Dr. Warren Wiersbe, amplia esta idéia falando sobre quatro aspectos da selagem do Espírito, como veremos a seguir:

O selo fala de uma transação comercial consumada.
Até hoje, quando documentos legais importantes são tramitados, recebem um selo oficial para indicar a conclusão da transação. Jesus consumou sua obra de redenção na cruz. Ele comprou-nos com seu sangue. Somos propriedade exclusiva dele. Portanto, fomos selados como garantia dessa transação final. Os compradores de madeira em Éfeso colocavam o selo na madeira e, depois, enviavam seus mercadores para buscá-la.

O selo fala de um direito de posse.
No mundo antigo, o selo representava o símbolo pessoal do proprietário ou do remetente de alguma coisa importante, por isso, tal como numa carta, distinguia o que era verdadeiro do que era espúrio. Era também a garantia de que o objeto selado havia sido transportado intacto. Deus pôs o seu selo sobre nós porque nos comprou para sermos sua propriedade exclusiva (1 Co 6.19,20; 1 Pe 2.9). John Stott diz que o selo é uma marca de possessão e autenticidade.
O gado e até mesmo os escravos eram marcados com um selo por seus donos a fim de indicar a quem pertenciam. Mas tais selos eram externos, ao passo que o de Deus está no coração. Deus põe seu Espírito no interior de seu povo a fim de marcá-lo como sua propriedade.

O selo fala de segurança e proteção
O selo romano sobre a tumba de Jesus era a garantia de que ele não seria violado (Mt 27.62-66). Assim o crente pertence a Deus. O Espírito foi-nos dado para estar sempre conosco. Ele somente nos deixará se pecarmos e apostatarmos da fé.

O selo fala de autenticidade
O selo, bem como a assinatura do dono, atesta a genuinidade do documento. O apóstolo Paulo diz: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8.9).
Em segundo lugar, temos a garantia do Espírito Santo (Ef. 1.14).
“Que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória”. O apóstolo Paulo também falou do Espírito Santo como garantia. O Espírito nos foi dado como garantia. A palavra grega ??????? (arrabon), de origem hebraica, entrou no uso da língua grega provavelmente por intermédio dos fenícios.
Dr. William Barclay diz que, no grego clássico, ??????? – significava o sinal em dinheiro que um comerciante tinha de depositar com antecedência ao fechar um contrato, dinheiro que perderia casa a operação não se concretizasse.
Portanto, a palavra garantia, representa a primeira parcela de um pagamento, a garantia de que o pagamento integral será efetuado. O Espírito Santo é o primeiro pagamento que garante aos filhos de Deus que Ele terminará sua obra em nós, levando-nos para a glória (Rm 8.18-23; 1 Jo 3.1-3).
A experiência do Espírito Santo que temos neste mundo é uma antecipação das alegrias e bênçãos do céu. Assim, a garantia, ou primeira parcela, é a comprovação da glória por vir, glória que não se manifestará apenas quando a alma e o corpo se separarem, mas também, e especialmente, na grande consumação de todas as coisas, na segunda vida de Cristo.
Nele, que é o nosso ???????
Pr Marcello Oliveira
Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora
Hendriksen, William. Efésios. Editora Cultura Cristã
Lopes, Hernandes Dias. Efésios. Editora Hagnos

http://www.davarelohim.com.br/o-selo-do-espirito-santo/

    Nenhum comentário: