segunda-feira, 4 de abril de 2011

Curiosidades sobre o uniforme


Se você que é obreira e já teve mais de um uniforme e gostaria de enviar uma foto mostrando os uniformes diferentes dos últimos 30 anos, fique a vontade e envie para o e-mail – fernandes@cristaoda universal. com.br e não esqueça de colocar no e-mail informações sobre o uniforme, que ano utilizou e se quer aparecer na foto ou não, pois posso fazer uma montagem e não mostrar o rosto, apenas partes do uniforme.
Vamos mostrar um pedaço da História de seus uniformes, pelas fotos abaixo:
A primeira é essa.

Essa é uma foto foi tirada em 1988 na IURD Padre Miguel. clique na foto e amplie. Verique que o uniforme das obreiras, sempre teve um padrão. Vamos analisar alguns detalhes bacanas da época.
A foto foi marcada com números onde pode-se ver alguns detalhes sutis.
1 – Repare na foto onde fica o número 1 a cor da saia azul sobrenome (não me lembro a tonalidade desse azul). A saia era abaixo do joelho e com um vinco no meio que permitia as obreiras abrirem mais as pernas, permitindo expulsar o demônio com mais facilidade. O que tem o vinco com o demônio? é que a possibilidade da obreira cair no chão e rolar com o capeta era menor que hoje, mesmo sabendo que antigamente o diabo era mais brabo e hoje ele se esconde mais. Já hoje… bom… deixe as obreiras com as saias apertadas pra lá.
2 – Outro detalhe é a saia tinha uns (não como se chama) aquelas paradinhas de passar cinto que tem nas calsas dos homens (preciso que uma costureira me ajude a responder o que é). Veja que a obreira está usando a saia com cinto e as outras não.
3 – Na blusa das obreiras que tinham a cor bege bem clarinha, aquele belo desenho das mãozinhas orando escrito igreja universal.
4 – Obreiros… ah! meus irmãos, cês não tinham padrão. Acho que o bispo macedo demorou a lembrar de vocês. Essa gravatinha de croché azul fez tanto sucesso que em 1992 quando fui levantado eu também cheguei a usar. Até que em 1993/1994 (certeza) o uniforme dos obreiros da abolição (antiga sede mundial) mudaram para blusa branca e calça preta. Na minha igreja essa gravatinha demorou a sumir… e ainda tinha uma distancia de 2 palmos do cinto… mas isso eu conto outro dia viu obreiras…
5 – Ah pra terminar e confirmar o que disse antes, verifique esse obreiro com uma outra gravata, mas repare no bolso da blusa, tinha uma mãozinha também como das obreiras. Bom, mas não era padrão, o obreiro tinha que encomendar e costurar na blusa.
Bom, vamos a outra foto.

Essa foi tirada em julho de 1990, também na igreja IURD Padre Miguel.
Na foto, essas as setas vermelhas, mostram não o uniforme das obreira e sim, uniforme de candidatas a obreiras. Em Padre Miguel, existia 2 candidatos, um com crachá e outro sem. Como todo candidato passava por um seminário para ser levantado, com provas entre outras coisas mais, (ah! meu tempo de seminarista) só podiam esfregar as mãos no demônio numa pessoa manifestada se tivesse crachá, ou seja, se já tivessem passado das provas, entrevistas e pelos (x9s do bem). Ah! essa é uma história que os antigos sabem bem como era… Vamos contar… baixinho… sssssshhhh - só eram levantados os candidatos, após os obreiros que vasculhavam a vida deles, no bairro em que moravam, na rua, num familiar, pra saber se ele era um cristão autêntico mesmo, davam bom testemunho, se não… prestava conta com o pastor e não era levantado não. Detalhes contamos mais tarde…!
Continuando…
Repare também nessa segunda foto que de 1988 pra 1990 o uniforme já mudou… A blusa continua begezinha mas com várias mãoszinhas escrito igreja universal, nela toda. Ah essa foto foi num sábado, culto da EBI e essa obreiras eram tias também.
Vou chorar… Desculpe… Da primeira foto, quatro ainda estão na IURD e ainda são obreiros e na segunda apenas uma. Todos na mesma igreja. Hoje 01/02/2009, participei da reunião dos obreiros na catedral mundial com o bispo Clodomir onde ele chamou a frente todos os obreiros que tinham mais de 15 anos de obra… a catedral estava lotada, mas não de obreiros com esse gabarito todo. Que todos vejam fotos como essa nos próximos anos e todos ainda estejam na presença de Deus. Se você tiver fotos e quiser mandar. – fernandes@cristaoda universal.com.br

Nenhum comentário: