quinta-feira, 17 de março de 2011

Combatendo a tentação com paciência




Introdução
Tiago 5.7-11

Esta última parte da carta de Tiago ensina-nos como enfrentar as tentações e as provações que sofremos.

As tentações e provações podem se transformar em experiências terríveis. Uma pessoa despreparada pode entrar em desespero ou sucumbir quando sofrer os golpes violentos de determinadas situações.

Exemplo: Rafael, ex-integrante do Grupo Dominó.

Hoje vamos ver a atitude apropriada que devemos ter diante das tentações e provações.

A atitude de que Tiago fala é a paciência.

Seja paciente olhando para a vinda de Jesus – 7
Paciência é a virtude de permanecer firme na dificuldade. É manter o ânimo otimista em meio ao colapso. É não ceder diante da pressão.

A palavra aqui é makrothumeo, ou, uma grande disposição da mente.

Não se deve confundir paciência com passividade. O passivo é aquele que tenta ficar indiferente às circunstâncias que o atingem. O passivo não esboça qualquer reação diante das pressões, pois ele acha que nada pode ser feito a respeito. Ele se deixa envolver sem resistir. O fato de uma pessoa não manifestar sentimentos contrários às situações adversas, não faz dela alguém paciente.

Passividade não é paciência, é fatalismo.

A paciência é uma atitude que nos leva a agir, a lutar. É uma motivação que nos leva a tomar atitudes para conquistar uma vitória.

Esse tipo de paciência de que Tiago está falando não é uma virtude meramente humana.

Humanamente falando, existem pessoas com temperamento mais paciente e outras, mais irritadiças. Mas a paciência aqui é algo sobrenatural que faz do temperamental alguém controlado e habilita o naturalmente paciente a suportar as circunstâncias mais extremas, fazendo-o superar os seus próprios limites.

A paciência é fruto do Espírito Santo de Deus em nós. Em Gálatas nós lemos que "o fruto do Espírito é ... paciência".

Quando você é atacado por uma tentação, imediatamente o Espírito Santo se manifesta, motivando-o e capacitando-o a resistir. Você apenas deve corresponder, crendo nele, e tomando a iniciativa de resistir, fugir ou contra-atacar. Se você tiver essa atitude, o Espírito multiplicará suas reservas de paciência.

Exemplo:

O passivo (ou preguiçoso):

"Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas" (Provérbios 26.13).
O paciente (ou o determinado):

Davi – "Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão, ou um urso, e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro de sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei" ... "O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso" ( 1 Samuel 17.34,37).
Sansão – "... chegando às vinhas de Timna, eis que um leão novo, bramando, lhe saiu ao encontro. Então o Espírito do Senhor de tal maneira se apossou dele que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão" (Juizes 14.5,6).
Costumamos dizer que a vida às vezes é tão dura que precisamos "matar um leão por dia". Se você tem o Espírito Santo, você terá a paciência para matar o seu leão diário.

A motivação do paciente está no fato de que Jesus vai voltar. "... sejam pacientes até a vinda do Senhor" (7) ... "Sejam também pacientes e fortaleçam os seus corações, pois a vinda do Senhor está próxima" (8).

Você deve suportar as tentações e provações da vida pois você sabe que Jesus em breve vai voltar. E quando ele voltar, você será recompensado por ter perseverado, sem ceder. "Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito" (Mateus 16.27).

Alguém poderia pensar: "Por que eu tenho que ser tão rígido nos meus padrões. A vida seria muito melhor se eu relaxar e fizer o que o meu coração manda. Existem duas razões para não se viver assim:

Quebrar os princípios de Deus para a vida traz conseqüências nocivas para você já no presente. "Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados" (2 Timóteo 3.13).

Jesus pedirá contas de você na sua volta pelos princípios quebrados durante sua vida. "Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más" (2 Coríntios 5.10).
Para entendermos melhor esta virtude de viver, Tiago usa três ilustrações: o agricultor, os profetas e Jó.

A paciência do Agricultor (7-9)

O agricultor planta a semente e pacientemente espera ela germinar, crescer e produzir o fruto.

Ele é paciente pois olha para a colheita, esperando que seja abundante.

Contudo, sua paciência não se revela apenas na espera. Ele é paciente em combater com firmeza as pragas que atacam a planta, em suprir água no período de estiagem, em nutrir a terra quando ela é pobre e podar os ramos inúteis. Há muito trabalho e esforço entre o plantio e a colheita. Esta determinação do agricultor é recompensada por Deus com uma colheita farta.

A Palavra semeada em seu coração deve germinar, fazendo de você uma planta frondosa e frutífera. Mas, haverá condições adversas que concorrerão para murchá-lo e torná-lo estéril. Tenha a paciência de proporcionar as condições ideais para ser uma árvore sadia: leia a Bíblia, ore ao Senhor, fuja e resista às tentações. Sua determinação será recompensada.

Há uma tentação muito comum ao agricultor: a murmuração, a queixa.

É muito fácil, enquanto se espera a planta crescer e produzir, queixar-se ao ver as pragas e outras situações destrutivas, em vez de tomar as providências para combater o mal. Por isso Tiago diz: "Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados" (9).

Quando você perceber que vai começar a queixar-se contra alguém que o magoou, ou por causa de uma circunstância que o está machucando, lembre-se de que existem coisas que você pode fazer para manter sua vida forte e produtiva. Deus vai abençoá-lo se você se ocupar com aquilo que realmente é importante.

A paciência dos Profetas (10)
Os profetas estavam dispostos a sofrer aflições porque eles criam no Senhor e falavam em seu nome.

Os profetas não amenizavam a sua mensagem quando ela tinha que ser dura, só porque a situação era ameaçadora. Eles falavam o que era preciso e criam que sua fidelidade a Deus seria recompensada.

Um dos maiores exemplos é o do profeta Jeremias. Ele era um homem sensível e compassivo por natureza, mas recebeu a incumbência de Deus de proclamar uma severa mensagem de julgamento contra o seu povo. Era um período crítico na história da nação de Israel. O povo se afastou dos princípios de Deus e estava sofrendo as conseqüências desta rebelião com a ameaça de invasão do exército babilônico. As palavras de Jeremias foram duras e provocaram uma reação violenta das autoridades israelenses. Ele quase morreu, mas não voltou atrás:

"Falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O Senhor me enviou a profetizar contra esta casa, e contra esta cidade todas as palavras que ouvistes. Agora, pois, emendai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do Senhor vosso Deus" (Jeremias 26.12,13).


A paciência de Jeremias e de tantos outros profetas se revela na coragem de ir contra tudo e contra todos, com risco de vida, para cumprir as ordens de Deus.

Ser paciente significa que às vezes você terá que tomar uma posição solitária, contra todas as pessoas que o cercam, e resistir com determinação a oposição, para obedecer e defender uma ordem de Deus. Significa falar a verdade de Deus às pessoas, por amor a elas, visando sua salvação, mesmo que isso lhes doa.

Paciência é suportar tudo por obediência a Deus, sabendo que ele recompensará sua fidelidade.

A Paciência de Jó (11)
A história de Jó nos ensina que às vezes enfrentamos provações que não têm uma explicação aparente e mesmo assim permanecemos crendo no amor de Deus por nós.

Jó era um homem justo e temente a Deus. Contudo, de uma hora para outra sua vida se transtornou. Seus animais foram roubados ou mortos, seus filhos morreram e ele ficou extremamente doente. O principal pensamento que lhe ocorria era "por que?" Mas, não havia resposta. Não se tratava de castigo, ou de conseqüência de pecado. Mesmo sem entender, a Bíblia diz que "em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma" (Jó 1.22).

Ele sofreu a provação pacientemente e continuou confiando em Deus, mesmo sem entender nada. Ele cria de todo o coração que Deus era o Deus Todo-Poderoso, e tinha o direito de fazer o que bem entendesse com sua vida.

Esta firmeza inabalável de Jó foi recompensada por Deus que lhe devolveu tudo o que ele tinha antes.

Ex.: Uma adolescente de 14 anos, crente, filha de pastor, quando passeava de barco com a família, sofre um acidente absurdo. Seu cabelo enrosca na hélice do barco e o couro cabeludo é arrancado. A pergunta que nos ocorre é "por que?". Mas não há resposta! Apenas o desafio de ser paciente e esperar na soberania de Deus. Ele não desapontará e a paciência neste doloroso processo será recompensada.

Conclusão

Como você enfrenta as tentações e provações que o agridem com violência?

Você cede sem reação?

Você se resigna e se deixa dominar?

Você entra em desespero ou cai em depressão?

Hoje Deus lhe confronta com a sua Palavra para que você mude a sua maneira de pensar e a sua maneira de agir.

Creia em Deus e que ele tem o controle sobre a sua vida. Mesmo que você não entenda porque está passando pela situação atual, creia que ele continua lhe amando e quer o seu bem.

Seja paciente na tentação, rejeitando firmemente sua sedução pelo poder do Espírito.

Seja paciente na provação suportando o sofrimento na confiança de que Deus tem um propósito para a sua vida que não falhará.


Pr. Alexandre Tempel

Nenhum comentário: